domingo, 19 de agosto de 2012

GRUPO ESCOTEIRO ARARA AZUL - 15/GO


COLECIONADOR: Rango Scout
CLASSIFICAÇÃO: Ametista
PERÍODO: ...2012
SITUAÇÃO: ATIVO

Sobre o Lenço:  Lenço tradicional do Grupo Escoteiro Arara Azul 15/GO, trocado pelo colecionador durante a V Jamboree Nacional - Rio de Janeiro - RJ 

Sobre o Grupo: O Grupo Escoteiro Arara Azul inicialmente se chamava Grupo Escoteiro Presbiteriano, isto porque a sua origem foi a de um grupo escoteiro ligado à Igreja. Em 22 de setembro de 1998, Telma e Nilton Formiga, ex-escotistas, membros da 1ª Igreja Presbiteriana de Goiânia, foram convidados pelo Emerson para abrirem um grupo escoteiro evangélico, formado por membros da igreja.
             Em 04 de outubro de 1998, Telma e Nilton Formiga colocam no Boletim da igreja a primeira matéria sobre escotismo com o título “Sempre Alerta”, no intuito de procurar fazer com que os membros da igreja conhecessem os fundamentos do escotismo e também para despertar interesse em jovens e adultos para ingressarem no movimento.
             Fruto do trabalho realizado, em 12 de novembro de 1998 foi eleita a primeira Diretoria Administrativa tendo como presidente o Dr. Dennis Jairo Tecle, a qual nomeou em 14 de novembro de 1998, do mesmo ano o chefe Nilton Formiga para ocupar o cargo de diretor técnico do grupo. Em 26 de novembro de 1998, o grupo recebe da UEB a autorização provisória de funcionamento, recebendo o numeral 15ºGO. O Grupo começou a funcionar em 06 de dezembro de 1998 no Instituto Presbiteriano de Educação, no setor Bueno, com uma tropa escoteira mista, sendo sua dirigente a chefe Telma, contando com os assistentes Reueu, Rogério, Carina e Polliane uma alcatéia mista dirigida pela chefe Caterine e seus assistentes: Jaqueline, Zilma, Emerson e Haig. A tropa e a alcatéia começaram com 02 patrulhas e 02 matilhas respectivamente.
             Com apenas dois meses de funcionamento, a Tropa Escoteira Mista realiza seu primeiro acampamento de 02 a 04 de abril de 1999 com as Patrulhas Águia e Onça-Pintada na Fazenda Âncora.
             Em 07 de abril de 1999 o nosso Grupo foi reconhecido pela União dos Escoteiros do Brasil, cessando o caráter provisório de funcionamento, com as promessas dos membros Rissa Miranda Santos, Miryane Abadia da Silva e Brunna Helena Vieira, todas da Tropa Escoteira Mista.
             E, 10/04/99 o Grupo deixa as dependências do IPE e passa a realizar as suas atividades no Bosque dos Buritis. Em 20/05/99, a Associação dos Ex-combatentes do Estado de Goiás empresta para o grupo a sede, onde ficamos até janeiro de 2003.
             A Tropa Sênior foi aberta em 10/06/99, sob responsabilidade do  chefe Kleber, tendo como assistentes o Reueu, Vinicius e Débora. Em 16/10/99 foi aberto o Clã Pioneiro sendo dirigido pela mestra Telma que posteriormente foi substituída pela mestra Cleide em 11/12/99.
             Mesmo mantendo uma linha temática de ter como base espiritual o cristianismo, o grupo foi aos poucos percebendo que já não convinha continuar carregando o nome presbiteriano, por não ser mais um grupo diretamente ligado a esta igreja, que queria transformar o Grupo Escoteiro em um Grupo de Evangelização. Então a igreja retirou o seu apoio ao Grupo. Assim em janeiro de 2003, membros juvenis, chefes e dirigentes iniciaram um processo de discussão dentro do grupo visando a alteração do nome. Chamar-se Grupo Escoteiro Arara Azul, mantendo o seu número de registro na UEB 15ºGO.
             Em janeiro de 2004, deixamos o Bosque dos Buritis depois de anos, para irmos funcionar no Jóquei Clube de Goiás, durante este a diretoria do Grupo juntamente com o senhor João, batalharam junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para conseguir uma sede dentro do Parque Areião, onde no mês de setembro do mesmo ano conseguimos a nossa nova casa para realizarmos nossas atividades e nossa sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário